Com Essência



Quando amor e poder caminham juntos

Ontem, tive o prazer de conhecer um pouco das ideias de Adam Kahane, especialista em resoluções de desafios complexos empresariais e sociais. De forma bastante aberta e simples, Adam trouxe dois elementos aparentemente antagônicos para o mesmo espaço: Amor e Poder.

Foi muito bacana ouvir alguém falar da importância de trabalhar com as duas ferramentas para que existam soluções bem-sucedidas aos desafios da nossa realidade super-mega complexa.

Quando pensamos em poder, à mente vem a ideia de algo feito de forma autoritária ou insensível. Quando se fala em amor, logo vem a imagem das emoções e da doação. E é assim mesmo que acabam agindo, quando desacompanhadas uma da outra, tais ferramentas.

Adam falava que poder sem amor é abusivo e amor sem poder é anêmico. Gostei do modo simples como ele resumiu a questão e concordo que é preciso fortalecermos a parte mais fraca em nós.

Mas, qual é a parte mais fraca? Já parou alguma vez para se fazer esta pergunta?

Assim, acredito que seja esta uma oportunidade de reflexão sobre como vimos atuando em nossos trabalhos e na vida de forma geral: com mais poder ou com mais amor?

Cheguei a uma conclusão breve de que muitas vezes isso oscila conforme a situação, mas via de regra sempre temos uma das duas facetas mais desenvolvida naturalmente.

Levar essa visão combinada de amor e poder para dentro dos ambientes corporativos é, sem dúvida, o maior dos desafios, mas é preciso enfrentá-lo e fazer tentativas.

A comunicação é uma matéria-prima que serve a ambos: poder e amor. E estudar a forma como nos comunicamos (corporativamente ou pessoalmente) pode ser um passo revelador sobre para que lado da balança estamos pendendo.

Parece mesmo desafiador fazer tais esforços, especialmente quando não há garantias de sucesso no final. Porém, é exatamente aí que o trabalho se torna realmente significativo: quando você se torna capaz de arriscar o desconhecido por um ato de vontade pautada pela consciência. Neste ponto os aprendizados se estabelecerão: quando as garantias ficaram para trás e você caminha unicamente em companhia do seu objetivo, da sua coragem e da sua dúvida.

Muitos podem achar mais cômodo e fácil deixar tudo como está e não dar atenção a mais “invenções”, porém a realidade lá fora mais e mais exigirá de nós a habilidade de dialogar com ela.

O tempo de fazer a sua parte unicamente fez o homem gravitar em torno do seu próprio umbigo por muito tempo; a escolha de andar atrás de alguém fez as pessoas esperarem que os outros trouxessem as soluções, tal qual heróis da humanidade. É chegada a hora de pensar no todo, integrar o que está separado, desafiar as lógicas estabelecidas que polarizam pessoas, culturas e comportamentos e trabalhar pela integração e conexão delas.

Alguém disse que se você quer chegar rápido, deve ir sozinho, mas se quer chegar longe, deve andar junto. E não é justamente isto o que queremos?

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Kel says:

    Mo, maravilhoso! Obrigada por transmitir a msg, pois infelizmente não consegui participar da palestra!!!! Vamos praticar….bjo e abraço mega forte!

    | Responder Publicado 7 years, 3 months ago
  2. * Ivana M Samagaia says:

    Mozana linda!! este é um assunto simples e complexo, pois a nossa natureza é simples, mas nos tornamos complexos e artificiais. Quando o amor vem do coração da alma, sempre há poder. Voce pegou bem e incorporou de maneira barbara ao nosso mundo. beijo. Continue compartilhando suas idéias com o mundo.

    | Responder Publicado 7 years, 3 months ago
  3. * mauricio cardozo says:

    Mouzes,fico tão agradecido e feliz quando recebo algo que colabora efetivamente com meu engrandecimento, são tantos bla…bla…blas ineficientes, discursos vazios, palavas ocas e ações precárias, isso me cansa e me pergunto, onde devo agir para mudar o rumo disso tudo! Porém a poderosa feramenta da reflexão, traz o sopro da vida e meus olhos voltam a brilhar, então sigo avante com a coluna ereta, com amor e poder! Esse seu texto é um bálsamo, obrigado amada!!!

    | Responder Publicado 7 years, 3 months ago


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: